O tema aborto não é fácil de ser tratado em nenhuma esfera, e isso inclui a situação de sonhar com aborto, que é relativamente comum.
Esse tipo de sonho, que é mais comum em mulheres, geralmente provoca uma má sensação em quem o teve, principalmente se a sonhadora for uma mulher grávida ou tentante.
Isso porque, por mais que algumas pessoas tentem normalizar o terrível fato de uma criança falecer ainda no ventre, essa segue sendo uma situação traumática e dolorosa até mesmo em sonhos.
Contudo, já quero tranquilizar você, que teve um sonho desse tipo, e dizer que sonhar com aborto geralmente não é literal, ou seja, dificilmente indica implicações na vida real.
Nos próximos tópicos vou aprofundar esse tema e trazer mais algumas respostas importantes que vão desmistificar esse assunto de uma vez por todas. Confira!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Mas afinal, os sonhos realmente têm importância?
Para além de apenas o sonhar com aborto, todos os sonhos, de forma geral, estão entre os acontecimentos mais enigmáticos e ao mesmo tempo mais significativos da vida de um ser humano.
Afinal, desde a antiguidade as pessoas se importam com essas "visões" que acontecem durante o sono, interpretando-as principalmente de forma filosófica e religiosa.
Inclusive, a bíblia traz histórias fantásticas acerca de sonhos experimentados por personagens importantes que literalmente tiveram visões enquanto dormiam.
Como exemplo, nos últimos capítulos do primeiro livro das Sagradas Escrituras, o livro do Gênesis, vemos relatada a história de José, filho de Jacó, que era conhecido pelos sonhos que tinha.
No mesmo livro, mais adiante, vemos que o próprio José interpreta sonhos que o faraó do Egito teve. Esses sonhos foram visões que o próprio Deus enviou ao monarca e ninguém além de José conseguiu interpretá-las.
Como recompensa pela interpretação desses sonhos, o faraó criou o cargo de governador do Egito e o deu a José, que passou a ser chamado de Zafenate-Panéia pelos egípcios.
Essas e outras histórias ajudaram a fixar, ao longo da história, os sonhos como acontecimentos importantes cultural e religiosamente.
Os sonhos podem ser um sinal divino?
Como citei anteriormente, ao longo da história os sonhos se tornaram algo místico e também relacionado ao divido.
Mas, se você está grávida, por exemplo, e acabou de sonhar com aborto, mantenha a calma. Tente não fixar em mente que esse foi um sinal de Deus ou algo do tipo, porque provavelmente não foi.
Quando levados para a perspectiva religiosa, os sonhos ganham um aspecto transcendental, mas não dão uma certeza literal.
Vale ressaltar ainda que todas as pessoas que relataram ter tido sonhos no formato de presságio divino, por assim dizer, disseram que além do sonho em si tiveram também outros sinais.
Portanto, podemos supor com um certo grau de certeza que os sonhos não são, pelo menos não em sua maioria, sinais diretamente enviados por Deus.
Entretanto, por outro lado, é correto afirmar que pessoas que têm uma maior intimidade com o Criador podem sim ter visões enquanto dormem, segundo afirma a cosmovisão e tradição cristã.
De toda forma, sonhar com aborto não é motivo para pânico. Mantenha a calma!
O que a ciência diz sobre os sonhos?
Quando entra no âmbito da amostragem científica, o entendimento sobre os sonhos ganha um aspecto mais pragmático, por assim dizer. Isso também inclui sonhar com aborto e outras cenas ainda mais impactantes.
Segundo especialistas, todos nós sonhamos e isso acontece todas as noites, mesmo que não nos lembremos do que foi sonhado ao acordar.
Interessante, não é? Entenda melhor nos tópicos abaixo!
O sono REM
Ainda segundo os psicanalistas, psicólogos e neurocientistas, os sonhos acontecem sempre durante o chamado sono REM (Rapid Eyes Moviment), que é a última fase do sono, caracterizada por um sono profundo.
Entretanto, é também nesse estágio do sono que os olhos se movimentam rapidamente e a atividade cerebral aumenta, possibilitando a chegada dos sonhos.
Inclusive, eletroencefalogramas feitos em pessoas durante o sono REM comprovam que durante essa fase o cérebro está tão ativo quanto se a pessoa estivesse acordada.
Contudo, apesar de parecer sem sentido relacionar uma maior atividade cerebral ao sono profundo e aos sonhos, é possível explicar essa teoria.
Acontece que esse aumento de interação neural intensa eleva a nossa consciência, nos colocando definitivamente no "mundo dos sonhos".
Ou seja, é no sono REM, e não nas outras 3 fases do sono que o precedem, que o nosso consciente se apaga e o inconsciente se ativa. É como se um outro lado do cérebro fosse ligado.
Então, alguns sonhos podem ser uma criação do cérebro?
Em termos gerais, podemos dizer que sim, o cérebro é capaz de criar um sonho, mas isso não acontece do nada.
O que ocorre é que durante o sono REM, quando a maioria dos sonhos acontece, certas impressões captadas pelo cérebro são conectadas.
Em outras palavras, se quando acordado você teve muito contato com uma pessoa ou escutou muito sobre determinado assunto, poderá sonhar com algo relacionado durante a noite.
Por outro lado, se você tem alguma intenção ou desejo profundo, tende a sonhar com aquilo periodicamente.
Inclusive, o pai da psicanálise, o neurologista Sigmund Freud, dizia que os sonhos são "uma realização de um desejo" e totalmente criados pelo cérebro.
Porém, como todos os assuntos comuns à ciência, cultura e religião, a origem dos sonhos gera controvérsias e divide opiniões.
Sonhar com aborto: o que quer dizer?
Bom, se você chegou aqui depois de sonhar com aborto, pode estar preocupada ou preocupado com as implicações dessa situação.
Todavia, nesse ponto quero reforçar que não há motivo para pânico, como já citei anteriormente e como você já pode ter percebido com tudo o que já te contei.
Levando em consideração a apuração científica sobre os sonhos, podemos inferir que sonhar com aborto é o resultado de más lembranças sobre o tema.
Ou seja, as pessoas que têm esse sonho provavelmente já tiveram experiências traumáticas envolvendo a perda de bebês no passado, como por exemplo mulheres que abortaram, homens que tiveram o sonho da paternidade interrompidos dessa forma e etc.
Assim, aquele trauma se enraizou na mente da pessoa e a faz ter sonhos com aborto, que na verdade são pesadelos.
Mas claro, vale ressaltar que o passado não determina o futuro, e, se esse for o seu caso, não tenha medo de que uma nova perda vá acontecer no futuro por causa do sonho que você teve.
Os principais tipos de sonhos com aborto e seus significados
Antes de finalizar esse texto não poderia deixar de falar sobre o lado mais místico dos sonhos, que interessa a muitas pessoas.
Como tratei até aqui, os sonhos podem ter origem neural, o que é mais provável na maioria das vezes, mas também podem ser mensagens divinas e ter um "Q" espiritual.
Portanto, se você está entre as pessoas que acreditam que os sonhos têm algo além do que a ciência pode explicar, continue lendo.
Nos tópicos abaixo separei as principais variáveis de sonhar com aborto e os significados holísticos que essas cenas sonhadas podem representar. Dê uma olhada!
Ver um aborto acontecendo
Sonhar em ver um aborto acontecendo com outra pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida, geralmente significa o fim de um ciclo na vida do sonhador.
O fato de ter ocorrido essa interrupção abrupta de uma pequena vida no seu sonho, pode indicar que algo pode estar prestes a ser findado na sua vida.
Pode ser um projeto que não deu certo, uma amizade que parecia ser sincera mas não é, ou até de um relacionamento amoroso.
Portanto, se no seu sonhar com aborto você apenas presenciava a cena, faça um check-up na sua vida e tente enxergar o que pode estar chegando ao fim. Prepare-se!
Sonhar que está abortando
Ver a si mesma sofrendo com um aborto, principalmente se ele for espontâneo, pode estar indicando a chegada de problemas de saúde.
Essa eventual enfermidade é representada pelo aborto, enquanto a saúde perfeita de outrora é simbolizada pelo bebê que foi abortado.
Dessa forma, preste bastante atenção à sua saúde, principalmente se você vier a sonhar com aborto mais de uma vez.
Sonhar com um grande sangramento
Se você sonhou com um aborto e durante a cena via um grande sangramento, teve experiência com um tipo de sonho complexo. Eu te explico o porquê.
Como citei ao longo do artigo, sonhar com aborto pode estar relacionado a desejos, medos e intenções, correto? Pois bem.
No seu caso, você viu bastante sangue no sonho, e sangue representa a vida nas tradições religiosas e também segundo a ciência. Afinal, é através do sangue que o oxigênio circula pelo nosso corpo e mantém as nossas células vivas.
Assim, ver tanto sangue sendo desperdiçado, pode significar que lá no fundo do seu coração você não tem desejo de "dar a vida" por um novo ser. Ou seja, você não tem planos de ter um filho.
Se essa interpretação faz sentido para você, reflita sobre ela!
Contemplar o feto que foi abortado
A desesperadora cena de ver um feto morto em um sonho tem um significado nada bom, segundo os especialistas em interpretações espirituais de sonhos.
Ao sonhar com aborto e contemplar o feto morto, você viu ali representado algum tipo desejo que você tinha e que por algum motivo foi esquecido.
Junto com esse sonho "morto", vem também um sentimento de culpa por eventualmente não ter feito o que podia para realizá-lo.
Por fim, vale repetir mais uma vez que, se você teve esse sonho e está grávida, não deve associá-lo com a morte do seu filho. Isso não irá acontecer.
Sonhar que impede que um aborto aconteça
Agora, se você chegou a sonhar com aborto mas impedia que esse aborto acontecesse, pode comemorar.
Esse tipo de sonho representa esperança, força e vigor, pois diz ao sonhador que ele tem capacidade para vencer desafios e maus momentos em sua vida.
Se esse é realmente o seu caso, tenha em mente que a forças motrizes que impedem o acontecimento de uma aborto na vida real são ética, coragem e amor à vida.
Portanto, cultive isso em seu viver e compartilhe com as pessoas a quem você ama.
Estou gestante e sonhei com aborto, e agora?
Não é incomum que mulheres grávidas acabem por sonhar com aborto. Contudo, na maioria das vezes a motivação desse pesadelo é o simples fato de elas estarem com medo de perder o seu bebê.
Por outro lado, algumas mulheres ficam preocupadas sobre como irão criar os seus filhos e como será o futuro da criança depois que ela nascer.
Se esse for o seu caso, mantenha a calma e procure pessoas próximas para desabafar sobre os seus temores. Isso pode aliviar a sua ansiedade e afastar esses sonhos desagradáveis.
Lembre-se que, nesse caso, a sua mente pode estar trabalhando contra você. Não se preocupe, você e o seu bebê vão ficar bem!