Entenda o que é reflexo de Galant e qual a importância dele no desenvolvimento dos bebês

17/05/21

 - PARA LEITURA

Antes de começar a leitura desse texto, vamos fazer um teste rápido?

Você não vai fazer nenhum esforço, mas a dinâmica vai ajudar a entender um pouco sobre o reflexo de Galant:

  1. Fique parado, completamente imóvel com olhos abertos e fixos em um objeto à sua frente.
  2. Delicadamente, aproxime a ponta do dedo do seu globo ocular.
  3. Agora tente tocar o globo ocular sem piscar instintivamente.

Por mais que você até consiga tocar o globo ocular, tenho certeza que você não conseguirá fazer isso sem piscar ao mesmo tempo que a pontinha do dedo está tocando o olho.

Não é?

Trata-se de um reflexo instintivo. E a não ser que você utilize lentes de contato há muitos anos e esteja bem treinado, provavelmente não terá sucesso em fazer isso sem piscar.

Isso porque os reflexos são reações naturais dos músculos a determinados estímulos. Eles estão presentes na vida dos seres humanos de todas as idades, inclusive nos bebês.

Mas existe uma diferença entre adultos e bebês.

Durante o desenvolvimento, os bebês apresentam variados tipos de reflexos que somente eles possuem e que ocorrem em períodos (meses) específicos.

Embora alguns reflexos continuem presentes em nossas vidas, alguns vão desaparecendo conforme o bebê envelhece. A parte curiosa é que tais reflexos são sinais importantes do comportamento e desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês.

Por isso, devem ser avaliados pela pediatra e monitorados desde o surgimento até o desaparecimento. O reflexo de Galant é um deles.

Abaixo vou te falar detalhadamente sobre ele e ainda te trazer outros reflexos que são comuns no desenvolvimento dos bebês recém nascidos.

O que é reflexo de Galant?

O reflexo de Galant é uma resposta do corpo do bebê quando ele tem o tronco estimulado em pontos específicos. 

Para que ele ocorra, o bebê deve ser colocado de barriga para baixo, enquanto você passa o dedo no tronco da criança, percorrendo a lateral do corpo desde os ombros até as nádegas.

Com este estímulo, o bebê vai responder curvando a coluna na direção do lado que foi estimulado. Por esse motivo, o reflexo de Galant também é conhecido como reflexo do encurvamento do tronco.

Saúde do bebê

Este reflexo faz parte das atividades que o bebê vai realizar nas primeiras semanas e meses de vida, que são basicamente respostas automáticas a determinados estímulos.

Neste sentido, é preciso entender que estas respostas automáticas ou reflexos não ocorrem de forma pensada. O sistema nervoso central responde ao estímulo imediatamente antes que o bebê possa pensar de maneira consciente sobre isso.

Você pode usar a si mesmo como exemplo: por mais determinado que você estivesse ao tocar o globo ocular com a ponta dos dedos, é como se você não tivesse controle sobre a pálpebra, que imediatamente fecha o olho devido ao estímulo.

No caso do exemplo citado no início do texto, a resposta da pálpebra ao estímulo é preservar o olho de uma ameaça. Mas e no caso dos bebês, o reflexo de Galant é uma resposta ao quê?

Vem entender!

O reflexo de Galant tem como principal função ajudar no desenvolvimento do sistema vestibular e auxiliar a criança a passar pelo canal do parto, ou seja, ele é desenvolvido ainda na gestação.

Mas o que é o sistema vestibular?
O sistema vestibular ou sentido vestibular é um conjunto de três estruturas que fazem parte do ouvido interno. Essas estruturas chamadas canais circulares, utrículo e sáculo estão diretamente relacionadas à função do equilíbrio, proporcionando consciência da orientação espacial.

Quando estimuladas, as células sensoriais enviam mensagens ao sistema nervoso sobre as mudanças na posição e sobre os estímulos que o corpo recebe. Assim, o sistema nervoso envia uma resposta fazendo com que os músculos ajustem a postura do corpo para manter o equilíbrio

Outra informação interessante que pode auxiliar a compreender melhor o desenvolvimento do bebê e como ocorrem os reflexos está diretamente relacionada a uma etapa de desenvolvimento do cérebro.

Na prática, para que o cérebro se desenvolva por completo, todas as células nervosas precisam ser cobertas por uma substância chamada mielina.

Esse processo de cobertura começa ainda na gestão e dura até os dois anos de idade. A mielina tem a função de fazer a transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo.

Por esse motivo, o bebê já nasce com algumas respostas automáticas, sendo que muitas aparecem depois de alguns meses, conforme o bebê e a mielina se desenvolvem.

Acompanhar esses reflexos é algo que os pais devem fazer junto com o pediatra.

A falta do reflexo de Galant pode causar alguns inconvenientes, como problemas de coordenação, falta de habilidade na parte inferior do corpo, hipersensibilidade nas costas, problemas de concentração e atenção - o que prejudica também a memória curta.

Isso ocorre porque, de forma geral, se o reflexo não estiver presente, toda a região da cintura pode ficar sensível, fazendo com que a criança não tolere roupas justas e que ela não consiga realizar atividades que exigem permanecer muito tempo sentada.

A ausência do reflexo de Galant também está relacionada com o fato de crianças com mais de 5 anos ainda fazerem xixi na cama.

▶ Leia também: O que causa a febre em bebês? Saiba quando se preocupar e os melhores tratamentos

Como testar o reflexo de Galant?

O reflexo de Galant deve ser testado estimulando o bebê conforme indicamos no início do texto.

Basta colocar o bebê de barriga para baixo, percorrer com o dedo os dois lados do tronco, desde os ombros até as nádegas. Faça isso primeiro em um lado e depois no outro.

Você pode fazer isso em casa, mas é somente o pediatra que poderá acompanhar o desenvolvimento do reflexo de Galant e também o seu desaparecimento. E o mesmo ocorre com outros reflexos desenvolvidos pelos bebês.

Quais outros reflexos fazem parte do desenvolvimento do bebê?

Existem dezenas de outros reflexos que fazem parte do desenvolvimento do bebê, sendo que nem todos aparecem no primeiro mês. Vou te explicar alguns e também deixar um vídeo que demonstra como são feitos os estímulos.

Reflexo cutâneo plantar

Reflexo cutâneo plantar

No reflexo cutâneo ocorre a extensão dos dedos do pé quando o bebê tem a planta do pé estimulada. Normalmente, ele dura até os 15 meses.

Reflexo de busca 

O reflexo de busca é estimulado quando tocamos o lábio dos bebês com os dedos e imediatamente o bebê vira a cabeça de lado em busca do contato que recebeu. Esse estímulo ajuda a criança a aprender a buscar o peito da mãe ou a mamadeira e, normalmente, aparece desde o primeiro mês até os quatro meses.

Reflexo de moro

O reflexo de moro também é conhecido com reflexo do susto. Esse estímulo pode ser feito com o bebê deitado em uma superfície macia, sendo que basta puxar delicadamente os braços do bebê pelo punho, deixando as mãos levemente separadas.

Em seguida, deixe as mãos do bebê caírem para trás. Ele vai reagir abrindo os braços e esticando-os para frente, como se fosse dar um abraço. É normal que ele chore - por isso, o reflexo do susto.

Marcha reflexa

Ao colocar o bebê de pé, levemente inclinado para frente, ele tem o reflexo de movimentar as pernas e pés como se estivesse andando.

Apoio plantar

Apoio plantar

O reflexo do apoio plantar ocorre quando o bebê ainda não aprendeu a andar. Dessa forma, ele estende as penas quando os pés estão sobre uma superfície.

Sucção reflexa

Quando os lábios são estimulados com o dedo, por exemplo, o bebê tem o reflexo de sugar como se fosse o peito ou a mamadeira.

Preensão palmar

Bebê segurando o polegar da mãe

Ao ser tocado na palma da mão, o bebê imediatamente tem o reflexo de fechar mão. Normalmente, isso ocorre até os seis meses.

Por que acompanhar os reflexos do bebê no pediatra

Os bebês possuem diversos reflexos, sendo que todos estão relacionados ao desenvolvimento da criança.

Por este motivo, é parte das consultas com o pediatra fazer o acompanhamento dos reflexos, compreender se eles estão ou não ocorrendo no período e meses esperados e, caso não estejam, buscar saber quais os motivos e se é necessário investigar o porquê.

Nenhuma informação ou orientação presente no texto dispensa o acompanhamento e as orientações de um profissional.

Camila Romano

Jornalista e mãe de primeira viagem que entre uma fralda e outra compartilha seus aprendizados e experiências para ajudar outras mulheres a superar as inseguranças e desafios da maternidade.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.