Microfisioterapia: conheça a técnica de autocura para pais e filhos de todas as idades

07/07/21

 - PARA LEITURA

Microfisioterapia é uma técnica de tratamento realizada manualmente sobre o corpo do paciente. Entre tantos conceitos tem um que gosto muito: a Microfisioterapia é o estímulo à autocura. 

Isso quer dizer que a técnica proporciona um estímulo ao corpo, para que ele mesmo busque sua resolução. 

  1. Embriologia: no desenvolvimento dos folhetos embrionários (o Ectoderma que dá origem à pele a ao sistema nervoso; o Endoderma que dá origem às mucosas; e o Mesoderma que dá origem tanto ao aparelho muscular e locomotor quanto o tecido visceral).
  2. Filogênese: a história da evolução de uma espécie.
  3. Ontogênese: o conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à forma adulta.

Qual a origem da Microfisioterapia?

Por meio destes estudos, Benini e Grosjean desenvolveram mapas corporais específicos, que refletem os traços de uma disfunção causada por um agente agressor e que o organismo não conseguiu recuperar.

Esta informação fica armazenada na memória do tecido, atrapalhando o bom funcionamento corporal.

Como é uma sessão de Microfisioterapia?

Identificada a causa primária do problema, o profissional realiza a sessão de tratamento utilizando gestos manuais específicos, denominados de micropalpação por causa da maneira suave como é aplicada.

O estímulo é dado ao corpo em forma de uma palpação suave, através dos mapas e controles globais. A partir disso, aguarda-se então o mecanismo de auto regulação do corpo agir e corrigir. 

Funciona quase como o princípio da Homeopatia, onde algumas vezes damos ao corpo o estímulo agressor muito - muito diluído - para que o corpo reaja e se cure.

Então se você fez uma sessão e o profissional não encostou em você, desculpe, mas precisa ter palpação! Se não teve, não foi Microfisioterapia.

Quem pode fazer Microfisioterapia?

Simplesmente qualquer pessoa! 

Desde recém-nascidos (o mais novo que atendi tinha 9 dias de vida) até o idoso. As grávidas também podem! 

Independente da patologia ou idade, qualquer pessoa pode se beneficiar dessa técnica complementar que atua de forma preventiva ou curativa. 

Crianças respondem bem à Microfisioterapia?

Demais! Meu maior público são crianças até 12 anos, sendo a maioria bebês com até 3 anos. Eles respondem super bem, costumam melhorar rápido.

Dependendo dos sintomas, oriento os pais a fazerem algumas sessões, pois muitas vezes só melhorando o meio ambiente da criança, ela também se cura.

Leia também: O que causa a febre em bebês? Saiba quando se preocupar e os melhores tratamentos

Quando procurar a Microfisioterapia?

Você deve procurar a Microfisioterapia quando perceber que algo não está funcionando bem no seu organismo.

É indicada para qualquer sintoma que a pessoa apresente, pois partimos do princípio que um corpo com sintomas está desequilibrado, em algum nível. 

E se eu não tiver sintoma, mesmo assim posso fazer? 

Pode, essa técnica além de curar, é preventiva! Isso é vida gente! Cuide do seu aquário, limpe a água, lave o vidro. Assim as chances de adoecer seriamente são menores.

O que a Microfisioterapia pode curar?

A técnica traz excelentes resultados para o tratamento de:

  • Alergias (respiratórias, alimentares e dermatológicas)
  • Dores físicas
  • Dores musculares
  • Lesões de repetição
  • Sintomas gástricos
  • Sintomas nervosos
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Insônia
  • Constipação intestinal
  • TPM 
  • Enxaqueca, inclusive dores de cabeça na gravidez
  • Fobias (inclusive é uma forma excelente de prevenção)

Então se eu faço Microfisioterapia, posso deixar de tomar meus remédios?

Não, nunca! 

O microfisioterapeuta apenas dá uma força para o corpo corrigir a causa dos sintomas. 

Essa técnica age na causa, não nos sintomas. Não excluímos a Medicina, que tem um papel fundamental nos sintomas e nas doenças, mas damos um empurrãozinho para o paciente melhorar um pouco mais rápido. 

Nunca oriento meus pacientes a descontinuar seus acompanhamentos médicos e, muito menos, parar com seus remédios. 

O que pode acontecer é que, com a melhora, o médico diminui ou até libera os medicamentos.

 

Micro não é magia, é ciência!

É bem comum eu ouvir essas perguntas nas sessões de Microfisioterapia.

Como o microfisioterapeuta descobre todos os meus problemas? 

Às vezes menciona com precisão até as datas de acontecimentos importantes?

Nós não descobrimos nada, o que acontece é que através da palpação e de algumas informações sobre cada órgão, podemos ter ideia dos sentimentos envolvidos e das sensações que a pessoa viveu.

Por exemplo: quando sentimos uma invasão ao nosso território, podemos ter uma infecção urinária. É um comportamento biológico. Para demarcar território precisamos de uma urina mais forte (inconscientemente falando). E quando na palpação relacionamos bexiga ao território, automaticamente a pessoa já associa a algo que aconteceu.  

Não descubro nada não! 

No dia que eu conseguir isso, certamente ficarei rica! (risos)

Brincadeiras à parte, uma luta dos profissionais para trazer credibilidade à Microfisioterapia passa por não associá-la a algo místico, holístico, adivinhações ou previsões. Longe disso!

A Microfisioterapia envolve muita pesquisa e prática. É estudo!

Quanto tempo a Microfisioterapia faz efeito?

Como toda terapia de toque sutil, de estímulos ao corpo, é possível ter reações alguns dias após fazer a sessão, como dor de cabeça, diarreia, sono e em alguns casos até vômitos. Mas isso não é regra.

Da mesma forma, não significa que a sessão só deu resultados porque você apresentou algum efeito colateral. 

Quais são os benefícios da Microfisioterapia?

Cada corpo reage de uma forma, mas a tendência é que com o passar dos dias você vá se sentindo cada vez melhor, leve e feliz. 

Você também pode ter maior facilidade em resolver o que precisava ser feito, mas bom humor, além da melhora do sintoma propriamente dito, que motivou você a procurar o tratamento.

E se você não se sentir assim, também é normal

Gosto da analogia do carro para este caso. Quando a gente compra um carro novo, o correto é fazer revisões periódicas para manter sempre o bom funcionamento.

Porém, muitas vezes, esperamos o problema surgir para buscar ajuda, e aí nem milagre funciona, né? 

Se você fizer a primeira revisão quando o carro já tem 40 anos, não será em uma única revisão que ele vai ficar zero, talvez melhore muito aqui ou ali, mas pode ser que precise de mais reparos. 

No caso da gente, algumas doenças não têm como regredir totalmente, são multifatoriais, exigem melhora nutricional e física, além da terapia propriamente dita. Também é essencial mudar o estilo de vida que nos adoeceu. 

Então meu conselho profissional: seja realista com seu processo!

Quantas sessões de Microfisioterapia são necessárias?

Fique alerta (fuja!) quando um "profissional" te oferecer pacote de sessões ou sessão toda semana.

Isso não existe!

Indico um intervalo de 45 a 60 dias entre cada sessão e para tratamento de um mesmo sintoma até três sessões. 

Quanto custa uma sessão de Microfisioterapia?

A média de valor no Brasil é de R$ 250 a R$ 500 cada sessão.

Esse valor varia conforme a região e o quanto o profissional já investiu em sua formação, uma vez que são cursos de custo elevado e uma terapia que demanda poucas sessões. 

Para trabalhar com Microfisioterapia no Brasil o profissional precisa ser Fisioterapeuta. A certificação é feita por módulos: 

  • P1/P2: qualifica para conflitos e desbloqueios mais simples. 
  • P3/P6: prepara para lidar com situações mais delicadas e complexas, arquétipos e traumas profundos.
  • P7/P8: (onde eu estou!) habilita para atuar nas proteções contra inúmeros problemas que a pessoa adquire ao longo da vida. Quando conseguimos desbloquear as proteções, a tendência é que a melhora dure mais tempo e os sintomas não voltem.
  • MKE: módulo avançado ministrado pelo cocriador da técnica, o fisioterapeuta francês Patrice Benini.

Como conheci a Microfisioterapia

Recebendo sessões, me apaixonei!

Eu já estudava Fisioterapia e sofria de insônia, alergias de pele severas, micoses e vitiligo. Com cerca de quatro sessões de Microfisioterapia no decorrer de uns dois anos, eu me curei das alergias de pele, meu vitiligo repigmentou e as micoses sumiram. 

Já no tratamento de insônia, associei também a Constelação Sistêmica e Nova Medicina Germânica, e enfim consegui largar os remédios e dormir normalmente.

Se você é estudante de Fisioterapia ou já formado e procura algo diferente, recomendo fortemente receber uma sessão. Não tenho dúvidas de que você vai se apaixonar pela técnica e querer buscar a formação, que aqui no Brasil é exclusiva do Instituto Salgado.

Silvia Maria de Jesus Cardozo

Sou Placenteira, Fisioterapeuta e trabalho com Microfisioterapia, mas me graduei na especialização mais importante da minha vida há 5 anos, quando pari Maonela. Sempre foquei em mulheres, mães e crianças, por amar o processo da concepção e nascimento.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.