40 livros bons para jovens começarem a ler hoje mesmo

11/10/22

 - PARA LEITURA

A adolescência é uma fase repleta de mudanças e descobertas. Neste sentido, o incentivo à leitura se torna aliado tanto para superar a ansiedade quanto ajudar no desempenho escolar.

Mas, não é qualquer tipo de leitura, mas sim obras adequadas à faixa etária. Trouxemos uma lista com 40 livros bons para jovens seguirem com esse hábito saudável.  

De fato, pais, mães e responsáveis precisam ressaltar a importância da leitura desde muito cedo. Os livros estimulam a imaginação, desenvolvem o pensamento crítico e ampliam o vocabulário. Fatores que, lá na frente, contam muito, por exemplo, no vestibular e até durante a graduação.

Ao mesmo tempo, os livros certos, ou seja, aqueles livros bons para jovens são essenciais para entender uma etapa tão cheia de transformações. O bom é que existem diferentes tipos de literatura que se complementam na preservação do gosto pela literatura.  

A seguir, apresentamos uma lista com obras diversificadas e bastante indicadas para adolescentes e jovens. Para facilitar, separamos em seções, de tal forma a escolher o livro mais indicado para cada ocasião.

Vamos lá?

Clássicos da literatura 

1) O pequeno príncipe

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Que delícia abrir nossa lista de livros bons para jovens com esse clássico de Antoine de Saint-Exupéry! Publicado em 1943, o livro traz a história de um piloto de avião que cai em pleno deserto. 

Ali, encontra uma criança loura que diz ter vindo de outro planeta - o Pequeno Príncipe. A convivência entre os dois faz com que repensem valores, objetivos de vida e questionamentos puramente existencialistas.  

O Pequeno Príncipe está entre os cinco livros não-religiosos mais vendidos de toda a história, além de ser o mais traduzido, depois da Bíblia e Alcorão.  

2) Assassinato no Expresso Oriente 

Não tem como deixar de fora dessa lista um clássico da literatura de mistério!

Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie, acompanha as peripécias de Hercule Poirot para descobrir quem matou um homem na primeira classe do trem, ao mesmo tempo em que enfrenta uma tempestade de neve.  

3) O retrato de Dorian Gray 

Mais um clássico da literatura mundial, O Retrato de Dorian Gray é um tanto quanto filosófico. Nossa sugestão entre os livros bons para jovens aborda temas como perfeição, juventude, moralidade e imortalidade.  

4) Mulherzinhas 

Outro clássico adaptado para o cinema (quatro vezes!), o livro de Louisa May Scott ensina a todos, seja qual for a idade e a geração. Cinco mulheres, cada uma com sua própria personalidade, se veem no meio da Guerra Civil Americana. Apesar das diferenças e dificuldades financeiras, precisam se manter unidas. 

Os livros mais lidos pelos jovens

Jovem lendo um bom livro

5) A culpa é das estrelas

O romance de John Green é a mais clara demonstração de que o amor supera barreiras, A Culpa é das Estrelas traz o amor de dois jovens - Hazel Grace e Augustus - que, desde muito cedo, enfrentam os desafios e tristezas do câncer. 

Apesar das aparentes limitações, os dois embarcam em um romance cheio de companheirismo e empatia. Além do amor, o livro também retrata, por meio dos amigos em comum, como é o enfrentamento tão precoce da doença. 

A adaptação para o cinema, que rendeu milhões de dólares em bilheteria, foi protagonizada por Shailene Woodley e Ansel Elgort. 

6) O sol também é uma estrela 

Um livro que, ao mesmo tempo, trata de questões sociais e amor, O Sol Também é uma Estrela é escrito por Nicola Yoon. Nele, Natasha e sua família são deportados para a Jamaica com 24 horas para deixar os Estados Unidos. 

Sem dúvidas, ela não gostou nada da história e tratou mesmo de ver o que poderia ser feito para reverter a situação. Daí, ela se apaixona por Daniel. E, adivinhe: filho de imigrantes coreanos. A história de amor, ciência, destino e coincidências também foi adaptada para as telonas.   

7) As vantagens de ser invisível

A adolescência, em si, traz uma série de mudanças repentinas e descobertas por vezes difíceis de enfrentar. Principalmente quando o jovem é como Charlie, sensível, introvertido e com questões psicológicas resultantes de traumas do passado. 

Tudo muda quando ele conhece, na escola, um grupo de amigos bastante autêntico, mas também em fase de autodescoberta. Ele imediatamente se reconhece neles e, juntos, passam por crises de identidade, aceitação da sexualidade e descoberta do amor. 

As Vantagens de ser Invisível traz, ainda, uma série de referências à cultura pop. Também adaptado para o cinema, tem Emma Watson e Logan Lerman como protagonistas, sendo considerado um dos melhores exemplos de livros bons para jovens. 

8) O segredo de Jasper Jones

Apesar de, inicialmente, parecer apenas uma literatura de aventura típica, O Segredo de Jasper Jones vai bem além disso. A história se passa em uma cidade do interior dos Estados Unidos.

Nela, moram Charlie, menino quietinho que se torna próximo de Jasper Jones, tido como o marginal da cidade. A partir das experiências com o jovem, Charlie começa a questionar uma série de mitos e pré-julgamentos. 

9) Fangirl 

Em Fangirl, conhecemos Cath, talentosa e apaixonada por histórias de ficção. A menina, agora, vai entrar na universidade e precisa encarar as mudanças. Entre elas, escrever as histórias que ela mesma protagoniza. 

10) Eleanor and Park

Um dos queridinhos da literatura geek, Eleanor and Park é, ao mesmo tempo, bonitinho, sarcástico, alegre e triste. Bem como as contradições da vida mesmo! A amizade entre essas duas pessoas diferentes evolui até o início de um romance, sempre com aventuras e emoções.   

11) Heartstopper

O livro do gênero graphic novel que virou série traz a história de amor entre dois meninos. Um deles é Charlie, vítima de bullying que começa um relacionamento secreto - e abusivo - com Ben. Aí, ele conhece um popular jogador de rugby da escola, momento em que surge sentimento de amizade - e algo a mais! 

12) Bonsai

Os minicontos de Alejandro Zambra contam histórias de dor, amor e reflexão. Curtinho, Bonsai fala das idas e vindas de Julio e Emilia em uma história para lá de genial que compõe mais uma sugestão entre os livros bons para jovens.  

13) Coraline

Novela fantástica de terror escrita por Neil Gaiman, surpreende por ser um dos livros bons para jovens e, também, adultos. Quando Coraline se muda para uma casa na floresta com sua família, descobre um portal para outro mundo, no qual seus pais são mais agradáveis e ela se diverte com personagens fantásticos. 

O problema está no cuidado que a menina precisa ter para não ficar presa na realidade paralela, por isso, precisa desvendar os segredos deste novo mundo. 

Autoconhecimento

Jovem negra lendo um bom livro

14) Mulheres que correm com os lobos

O livro Mulheres que Correm com os Lobos reúne contos, mitos, histórias e lendas de vários países sobre a formação de meninos e meninas. Entretanto, foca mais nas imposições às mulheres e como, ao se conectar com sua própria natureza, podem se libertar das amarras sociais e culturais. 

15) O apanhador no campo de centeio

Ainda na linha de autoconhecimento durante essa passagem da vida, O Apanhador no Campo de Centeio traz a história de Holden. No meio do turbilhão de emoções que é a adolescência, o jovem questiona o sistema educacional, relacionamentos e laços familiares enquanto decide se quer crescer ou não

O clássico da literatura juvenil aborda temas complexos, como sexo, prostituição e drogas. Elementos que mexem com um jovem que, como se autodefine, quer ser apenas um guardião no campo de centeio.   

16) A coragem de ser imperfeito

Escrito por Brené Brown, A Coragem de Ser Imperfeito aborda, de maneira pedagógica, sentimentos comuns da adolescência, como medo, incertezas e vulnerabilidade. De fato, toca em como a necessidade de pertencer a algum grupo faz com que o jovem adote determinados comportamentos. 

Os temas são relacionados a partir de uma pesquisa do autor sobre a vulnerabilidade. Na realidade, é um livro bom não apenas para jovens, como para os próprios pais e familiares. 

Sagas e trilogias que amamos

17) A saga de Harry Potter 

Como falar de livros bons para jovens sem mencionar a saga que acompanhou o crescimento de toda uma geração? A Saga de Harry Potter, escrito por J.K. Rowling, mistura aventura e fantasia, mostra que “não existem pessoas boas e más, mas luz e trevas dentro de nós”. 

Ao final, você vai se decidir sobre qual lado prefere seguir e ainda ficar esperando pela sua cartinha de Hogwarts. 

18) Jogos vorazes

A trilogia cujo sucesso foi impulsionado pela adaptação cinematográfica protagonizada por Jennifer Lawrence, Jogos Vorazes vai além do romance distópico. Pelas aventuras de Katniss Everdeen na competição mortal, os livros fazem uma crítica social contundente. 

Ao longo das páginas de mais um dos livros bons para jovens, você acompanha, com ela, um mundo de desigualdades e como é necessária a revolução que a protagonista empreende. 

19) A rainha vermelha

Embora fictício, o livro A Rainha Vermelha retrata um mundo como o que vivemos. A história é protagonizada por Mare Barrow, inserida em uma sociedade dividida entre as pessoas de sangue vermelho (humildes e servis) e prateado (endeusados por seus poderes sobrenaturais). 

Mare tem sangue vermelho e, após conseguir um emprego no palácio real, descobre que também tem superpoderes. Sem dúvidas, uma excelência entre os livros bons para jovens. 

Livros para pensar

20) A revolução dos bichos 

Abrindo nossa categoria de livros bons para jovens no quesito social, A Revolução dos Bichos, a princípio, retrata a tomada de controle pelos animais da fazenda onde moram. Ao se questionarem sobre o sistema em que vivem, os bichos se rebelam e ensinam sobre: 

  • Poder 
  • Hierarquia
  • Governabilidade 
  • Política 

Sob a premissa de que “nenhum animal é livre”, o livro de George Orwell leva à reflexão sobre o papel do indivíduo no sistema em que é inserido.  

21) 1984

Do mesmo autor, o livro 1984 dá até uma assustada ao percebermos que, apesar de escrito na década de 40, traz dilemas bastante contemporâneos. Um dos 100 melhores romances da língua inglesa, segundo a revista Time, retrata um tipo de ditadura. Nela, 

  • Há a criação de um novo idioma, a Novilíngua, no intuito de eliminar palavras antigas 
  • Destruição e falsificação de documentos históricos 
  • Conceito de vigilância pelo Big Brother 

Ao satirizar uma sociedade corrompida pelo poder e a ameaça a uma sociedade livre, a obra tem como protagonista Winston Smith e seu questionamento silencioso.  

22) A menina que roubava livros

Sem dúvidas, uma das mais belas histórias ambientadas no período da Segunda Guerra Mundial, A Menina que Roubava Livros é ambientado na Alemanha nazista. Liesel tem nove anos e acabou de ser adotada após uma série de tragédias.

Enquanto ajuda a mãe adotiva com os trabalhos de casa, aprende a ler com o pai adotivo no porão de casa usando livros que roubava. Como pano de fundo, acompanhamos as dificuldades da família que, apesar da pobreza, arrisca a própria vida ao esconder um amigo judeu.  

Este, que é mais um dos livros bons para jovens sobre história, virou filme estrelado por Sophie Nélisse (Liesel), Geoffrey Rush e Emily Watson. 

23) O diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank é, sem dúvidas, um dos mais recomendados livros bons para jovens. Annelies Marie Frank e sua família se esconderam em um porão para fugir dos horrores do nazismo. Durante o tempo em que ficou escondida, escreveu um diário no qual relatava a rotina, medos e sentimentos da jovem de 13 anos.  

24) Persépolis

Aos dez anos, Marjane Satrapi vive em um Irã em plena Revolução Islâmica. O livro é autobiográfico e escrito em quadrinhos. Nas páginas, a autora recorda suas experiências de infância nas quais enfrentou o conservadorismo e a precariedade na luta pela sobrevivência.  

25) Maus - A história de um sobrevivente

Essa história em quadrinhos foi a primeira na categoria a ganhar um prêmio Pulitzer. Daí, você já percebe a qualidade, né? Em Maus - A História de um Sobrevivente, os ratos são judeus e, os gatos, nazistas. 

Porém, esta foi a forma adotada por Art Spiegelman para contar a história de seu pai, Vladek, um sobrevivente do holocausto. Outros bichos são ilustrados neste relato em forma de entrevista, como os poloneses não-judeus de porcos, e os americanos, cachorros. 

26) O ódio que você semeia 

Em O Ódio que Você Semeia, a pauta é racismo e violência policial. Starr assiste ao assassinato de seu melhor amigo por um policial durante uma abordagem. A partir daí, a jovem luta em movimentos pelos direitos dos negros.

Neste percurso, descobre o amor de um jovem branco que também defende a igualdade racial, bem como as amizades verdadeiras. Em alguns trechos, são relatados protestos similares àqueles realizados no movimento Black Lives Matter

Ah, e a obra, tão recomendada entre os livros bons para jovens, também foi adaptada para o cinema.   

27) O mundo de Sofia

No livro escrito por Jostein Gaarder, Sofia é uma adolescente de 14 anos que, às vésperas do seu aniversário, começa a receber cartas anônimas. Mas, não são cartas comuns e os recados não vêm por um meio só. 

Na verdade, os trechos meio que relatam situações e teorias perfeitamente encaixadas com sua própria vida. E o que é ainda mais assustador, as cartas chegam não só pelos correios! O Mundo de Sofia é uma verdadeira aula de Filosofia, com postulados de Aristóteles até Darwin. Um dos livros bons para jovens e, por que não, adultos?  

28) O caçador de pipas 

Com certeza, um dos livros mais emocionantes desta lista, O Caçador de Pipas é ambientado no Afeganistão. Hassan e Amir são duas crianças próximas, porém distantes socialmente. Enquanto Amir é rico, Hassan é filho de um dos empregados do seu pai. 

Ambos são bons em soltar e caçar pipas, principalmente Hassan, que sabe exatamente onde elas caem. Porém, em uma dessas caçadas, o menino passa por um acontecimento terrível e, apesar de testemunhar, Amir não faz nada para ajudar.  

As reviravoltas não param por aí. A história se passa na década de 70, quando o país ainda não estava sob o controle do Taleban. No entanto, o regime se instala e uma série de mudanças na vida dos dois começa e os distancia.   

Literatura contemporânea

29) Americanah

Escrito pela aclamada Chimamanda Ngozi Adichie, Americanah tem, como protagonista, a jovem nigeriana Ifemelu. Muito cedo, ela se vê obrigada a sair de seu país para estudar nos Estados Unidos. 

Certamente, no novo lar, enfrenta uma série de crises, principalmente de identidade. Com autoridade inquestionável, acaba criando um blog no qual narra como é viver, com pessoa negra, na América. Um dos mais indicados livros para jovens é apaixonante e reflexivo.    

30) Fortaleza digital

O livro escrito por Dan Brown, celebrado por Código Da Vinci, se passa na Agência de Segurança Nacional (NSA), poderosa organização secreta de inteligência. Mas, aí, um supercomputador da agência se vê diante de um código inicialmente indecifrável. 

Aí, como todo bom mistério de Dan Brown, entra em cena uma especialista, Susan, expert em criptografia. Ela foi acionada com a finalidade de decodificar uma possível mensagem terrorista e se vê em uma situação na qual não sabe em quem confiar.  

31) Alta fidelidade

Nosso novo representante entre os livros bons para jovens inspirou um musical da Broadway, Alta Fidelidade conta a história de Rob, dono de uma loja de discos que acaba de terminar um namoro. Seus anseios, angústias e opiniões são divididas com quem lê de forma muito natural, como uma conversa mesmo. 

32) A vida invisível de Addie LaRue

Em pleno século XVIII, a jovem Addie LaRue não queria ser de ninguém, nem de lugar nenhum. No desespero, a pequena francesa faz um pacto maligno pela imortalidade. Por outro lado, ela seria esquecida por todos que conhece - e viria a conhecer.   

Literatura nacional para jovens

Adolescente procurando bons livros nacionais

33) Dias perfeitos

Abrindo nossas indicações nacionais de livros bons para jovens, Dias Perfeitos traz a história de Téo, estudante de medicina solitário que divide seu tempo entre as aulas e os cuidados com a mãe. 

A reviravolta vem quando percebemos em Téo um psicopata obcecado por Clarice, inteligente e livre. Um amor obsessivo e paranoico, com certeza! 

34) Memórias póstumas de Brás Cubas

É claro que, em uma lista de livros bons para jovens, não faltaria um clássico da literatura brasileira. E engana-se quem pensa que Memórias Póstumas de Brás Cubas é um livro chato!

Recheado de críticas sociais, o romance de Machado de Assis narra a história do personagem, já morto, com episódios desde seu nascimento até a morte. 

Porém, a narrativa não é linear, o que aparentemente a torna confusa. E é aí que está o segredo da genialidade da tradicional obra para vestibular!  

35) A marca de uma lágrima

Este é para aqueles que estão começando em um novo tipo de leitura!

A Marca de uma Lágrima acompanha os dilemas de Isabel, uma menina que vive os sentimentos confusos comuns da adolescência.

Longe de ser apenas um romance, trata de sentimentos importantes, como a autoestima e questões existenciais.   

36) A droga da obediência

Já pensou uma juventude em perigo iminente de ser submetida aos desígnios de um macabro terrorista internacional, sob os efeitos de uma poderosa droga?

Essa é a história de A Droga da Obediência, cuja trama tem o enfrentamento do malfeitor por cinco adolescentes.    

37) A arte de produzir efeito sem causa

Obra que inspirou o filme Quando eu era vivo, A Arte de Produzir Efeito sem Causa conta a história do protagonista, depressivo, que precisa morar no sofá do pai. Complexo, retrata uma sociedade totalmente hostil e alheia à autodestruição. 

38) As águas-Vivas não sabem de si 

O livro de Aline Valek usa o mar para explicar a imensidão humana. Na história, cinco pessoas se envolvem em um estudo em busca de vida inteligente no oceano, por meio de suas habilidades individuais.  

39) Comédias para se ler na escola 

Coletânea de crônicas escritas por Luís Fernando Veríssimo e organizada por Ana Maria Machado.

Focada em público jovem, reúne histórias curiosas e engraçadas, ao mesmo tempo em que remete à análise crítica. 

40) Sozinha no mundo

Pimpa é adolescente e, em uma viagem com a mãe para o interior de São Paulo, enfrenta a morte e se vê órfã. Agora, precisa encontrar um tio, irmão do pai que a abandonara, enquanto tenta escapar de uma mulher que se diz assistente social.

Por que essa narrativa se constitui em um dos livros bons para jovens?

Porque mostra a exposição precoce a uma realidade dura.    

Leia, seja qual for a idade! 

Aqui, apresentamos uma lista com sugestões de livros bons para jovens.

São obras diversificadas que, com diferentes temas, ajudam o adolescente a passar por essa fase de transformações e, ainda, ampliar seu vocabulário e raciocínio crítico.

Mas, o gosto pela leitura precisa ser nutrido desde muito cedo e, claro, seguir por toda a vida!

Camila Romano

Jornalista e mãe de primeira viagem que entre uma fralda e outra compartilha seus aprendizados e experiências para ajudar outras mulheres a superar as inseguranças e desafios da maternidade.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.