A importância da leitura para crianças e como incentivar esse hábito

30/05/21

 - PARA LEITURA

A infância é o momento da vida em que a autodescoberta é mais presente, e muitas vezes a criança fica maravilhada com tudo à sua volta, como se a vida ficasse mais colorida sempre que algo novo é descoberto, e uma das coisas mais marcantes nesta fase com certeza é a descoberta do mundo mágico dos livros, tornando a leitura para crianças um dos pontos centrais de seu desenvolvimento!

A leitura estimula muito mais do que a criatividade e imaginação: exercita também a memória, aumenta o vocabulário, refina a escrita, ajuda a criança; na posteridade, a ter condições de solucionar impasses sozinha, e muitos outros benefícios.

A importância da leitura para a formação do ser humano

Sabemos que o ser humano está em constante desenvolvimento, mas os primeiros anos são os mais importantes para firmar os hábitos que perduram pela vida, como o da leitura. 

O indivíduo, como um todo, é formado por diversos fatores, sendo um deles as influências diretas sobre sua personalidade e dia a dia, sendo a leitura uma destas influências, que diga-se de passagem, é uma ótima influência!

A leitura para crianças, com seu papel humanizador, têm ação informativa, influenciadora e de compreensão sobre o ser humano, não só tornando sua imaginação, escrita, fala e vocabulários mais ricos, mas também moldando o seu caráter e tornando contínuo o seu  desenvolvimento.

A importância da leitura na infância

Uma pesquisa bem interessante, feita pelo Instituto Pró-Livro, chamada Retratos da Leitura no Brasil, sendo a última edição desta em 2019, mostra que os jovens, atualmente, têm lido mais que as gerações anteriores, com o hábito crescendo de forma significativa nos últimos anos. 

Isso mostra que as escolas e editoras em geral vêm desempenhando um bom trabalho, lidando com a diversidade de gostos e pluralidade de gêneros literários para atender a todos os tipos de curiosidades e preferências. Há quem diga que somente a leitura dos clássicos é válida, mas dificilmente uma criança ou jovem irá ganhar o gosto pela leitura com algo de linguagem arcaica, e sim com histórias mais próprias para a sua idade, ou até mesmo as da moda, por isso, se torna tão importante falar a língua do público infantil.

A leitura para crianças se torna ainda mais importante do que o incentivo para um jovem com mais idade, pois nesta fase os hábitos que perduram pela vida começam, e na juventude, muito provavelmente isto já estará solidificado.

Como incentivar a leitura nas crianças?

É importantíssimo para que um hábito seja consolidado na vida do indivíduo, a criança seja incentivada desde idade tenra à leitura, com também exemplos de bons leitores em sua convivência. 

Nesse ínterim, não só os pais, com o incentivo e acesso aos livros ou bibliotecas, mas também escola e o fornecimento de bons materiais didáticos e paradidáticos fazem toda diferença. 

Podemos incentivar a leitura para crianças com algumas ações simples, como: 

Oferecer livros e conteúdos correspondentes à faixa etária e preferências da criança

Uma das principais formas de incentivar a leitura é dando acesso aos livros e histórias que correspondam a faixa etária da criança. Começar o gosto pela leitura, com oito de idade, por exemplo, lendo Os Lusíadas, de Luís de Camões, pode não ser a melhor ideia!

Por isso, os livros, às vezes com mais imagens, que contem histórias que a criança já goste ou sinta interesse, são a melhor pedida para entrada neste mundo mágico. 

Não subestimar a influência de pais, professores e ídolos

Para a criança, ver os pais amando os livros, aquele professor que tanto admira falando com paixão sobre uma história, ou alguém que goste (um ator, um cantor ou artista em geral) escrevendo livros podem ser a virada de chave para a criança buscar crescer o seu acervo, logo, não duvide do poder da boa influência!

Criar a hora do conto

Hoje em dia a maioria dos pais ou responsáveis trabalham fora, e com a rotina de estudos de uma criança, ou até mesmo a mais novinha, que fica em casa, podem não coincidir em horários.

Que tal unir o útil ao agradável, fazendo uma pequena hora do conto em família, para aproveitarem momentos juntos, estreitar os laços e entrar em contato com a leitura?

7 formas de fazer seu filho gostar de ler

3 aplicativos de leitura para crianças que podem ajudar a incentivar essa prática

Em uma era muito modernizada e de fácil acesso aos smartphones e tablets, a leitura para crianças pode se tornar um desafio, mas na verdade, esta prática pode se beneficiar muito com o avanço das telas e tecnologia que temos hoje, sendo uma forma incentivar a leitura.

Já existem no mercado diversos aplicativos que trazem a leitura para mais perto das crianças, com auxílio dos pais e mediadores. Separamos alguns deles para você dar uma olhada, confira:

StoryMax

Recontando clássicos, fábulas e demais histórias, o aplicativo StoryMax disponibiliza em seu acervo publicações premiadas com o Prêmio Jabuti de Literatura, Selo Distinção da Cátedra Unesco de Literatura, entre outros, tendo a versão paga e gratuita, disponível para download na Apple Store e na Play Store.

Amazon Kindle

O Amazon Kindle é um dos meios digitais mais conhecidos em matéria de leitura, e também considerado um dos de maior qualidade, conta com um acervo rico para todas as faixas etárias, sendo disponível para iOS e Android.

PlayKids Stories

Com seu acervo voltado principalmente para crianças entre 4 e 10 anos, a Play Kids Stories é perfeita para incentivar a leitura para crianças, contando com mais de mil livros em sua biblioteca, oferecendo também livros didáticos, como o National Geographic, estando disponível para download na Apple ou Play Store.

4 sugestões de livros para encantar as crianças

Aplicativos de leitura para crianças

Diário de um banana

O fenômeno Diário de Um Banana, de Jeff Kinney, é uma ótima dica para incentivar a leitura em crianças maiores, pois é divertido e promove a identificação com o personagem, que conta suas frustrações e acontecimentos (dramatizados, como um bom adolescente faz!) de forma leve e descontraída. 

Menina bonita do laço de fita

Numa obra carregada de representatividade em forma de poema e belas ilustrações, a menina bonita do laço de fita, encanta a todos com o seu charme, doçura e uma pele radiante.

Ao encontrar um coelho branco, alvo como nunca tinha visto, ele se encanta pela menina e deseja ter uma filhotinha tão pretinha como a menina, mas para saber o restante da história, é necessário entrar nesta aventura!

Judy Moody

Quem nunca passou por momentos de mau humor e bom humor no mesmo dia? Entretanto, com a Judy Moddy é um pouco diferente (e mais engraçado, às vezes, nos faz parar para pensar). Ela está sempre inventando novas brincadeiras, novos enfeites para o seu quarto, povoando a vida de todos que estão à sua volta, desde os vizinhos até a turma de terceiro ano em que estuda. 

O macacão espantado

Uma raridade que vem sendo cada vez mais revisitada, na história em O Macacão Espantado mostra como a imaginação das crianças é fértil e pode entender algo simples como algo monstruoso.

Lu e Ju, duas irmãs muito sapecas, ficam sempre de olho nas conversas da mamãe e tia Margarida, que cuida delas sempre que a mãe sai. Entretanto, neste dia peculiar, deixam a tia de cabelo em pé, sendo colocadas de castigo, ouvindo que algo muito diferente ia chegar em suas casas.


A leitura para crianças pode parecer um desafio, mas se incentivada com paciência e ternura, bons frutos serão colhidos, tornando-os leitores ávidos e capazes de ajudar outras pessoas a descobrir o mundo dos livros!

Leia também: 40 livros bons para jovens começarem a ler hoje mesmo

Victória Mendes

24 anos, redatora, profissional da área de letras, mercadóloga e pós-graduanda em marketing sensorial. Sou "irmãe" desde os 13 anos e fascinada em educação não-violenta e o mundo colorido das crianças.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.