4 dicas para tornar o home office com filhos mais tranquilo

18/06/21

 - PARA LEITURA

É fato que o home office com filhos pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para os papais e mamães que não estão acostumados com essa realidade.

Prazos, metas, atendimentos… tudo se torna mais trabalhoso enquanto os pequenos estão por perto, demandando constantemente atenção e cuidados.

Ainda assim, existem alguns exercícios que você pode praticar com o seu filho, para tornar esse período um pouco mais tranquilo.

Crianças não entendem a divisão entre obrigação e prazer, este é o motivo que ocasiona as birras, por exemplo. Entendendo isso, você conseguirá manobrar as obrigações do cotidiano, mas sem enfraquecer os laços com seus pequenos.

Fique comigo durante essa leitura, ela foi pensada especialmente para você!

Vantagens e desvantagens de fazer home office com filhos

Como tudo na vida, trabalhar em casa com filhos pequenos também é uma realidade com dois lados: um positivo e outro negativo!

Para alguns pais, essa é uma oportunidade incrível para enriquecer o relacionamento com as crianças, além de proporcionar mais tempo na companhia dos pequenos.

Já para outros pais, essa modalidade de trabalho resulta em birras e desconcentração constante.

Se você está vivendo o segundo cenário, posso imaginar a urgência que tem em tomar alguma providência que torne tudo mais fácil.

Mas, antes de partir para a prática, confira algumas das principais vantagens e desvantagens do home office:

Vantagens

  1. No dia a dia profissional, muitos pais enfrentam longas jornadas de trabalho, tendo pouquíssimo tempo livre para acompanhar o crescimento dos pequenos. O home office é uma ótima forma de se fazer mais presente no cotidiano dos seus filhos, aproveite!
  2. Você pode usar este período para incentivar seu filho a exercer melhor as suas tarefas em casa, além de ensinar novos hábitos. Vá implementando pouco a pouco as novidades, usando de meios lúdicos e descontraídos.
  3. O conforto em trabalhar em casa não se compara à rotina presencial.

Desvantagens

  1. A dificuldade para se concentrar é uma das maiores vilãs neste momento. As crianças podem roubar a nossa atenção mesmo sem querer.
  2. O barulho é outro fator limitante para os papais e mamães que prestam atendimentos via telefone, ou simplesmente precisam de um ambiente silencioso para trabalhar.
  3. Outra coisa complicada é que, inevitavelmente, a criança dependerá de certos cuidados, como alimentação, higiene e outros. Estando em casa, o responsável terá de atender essas necessidades, desfocando a atenção do trabalho.

Leia também:
Como educar filho rebelde de 3 anos: 4 passos super simples (e eficientes) para encarar esta fase

4 dicas práticas (e um vídeo bônus) para tornar o home office com filhos mais fácil

Como sabemos que, quanto ao home office com filhos, as necessidades são práticas, separamos algumas dicas valiosas para que você implemente em seu dia a dia.

Por mais que nem todas elas venham a funcionar imediatamente, você pode ir testando no decorrer de sua rotina.

Lembre-se, antes de tudo, de preservar a paciência. Sem isso, a sua rotina familiar e profissional se tornará um verdadeiro caos.

Mantenha-se nas rédeas da situação, pouco a pouco tudo se ajeita, tornando o seu trabalho mais fácil de se executar dentro de casa.

Confira algumas dicas de ouro:

1) Estabeleça um período do seu tempo livre para dar atenção integral à criança

Crianças adoram receber atenção, independentemente de como.

Pode ser que o seu filho esteja te atrapalhando tanto durante o seu horário de trabalho porque sente que não está recebendo a atenção devida.

Sabemos que isso é algo difícil de se concordar, mas olhe da perspectiva do pequeno, trabalhe a empatia. Você pode estabelecer um horário fixo todos os dias para dar atenção total à criança.

Combine isso com ela, mesmo que seja apenas durante uma horinha. Se disponha a brincar e contar histórias, desde que ela respeite o horário de serviço.

Sabendo que haverá uma recompensa pelo seu bom comportamento durante o dia, ela deverá se mostrar mais flexível.

2) Separe o seu local de trabalho

Se a criança costuma assistir TV todos os dias na sala-de-estar e você tem um espaço livre em sua casa, use-o de escritório.

Tirar o ambiente de lazer da criança pode resultar em ainda mais dificuldades, bem como levar o seu escritório para lá.

A criança está acostumada a se divertir ali, ela não associa aquele espaço da casa à quietude e a atenção. Faça o possível para não interferir em seu cotidiano, assim ela com certeza se mostrará mais tranquila.

Agora, caso não haja outra opção, converse. Informe que ali, agora, é o ambiente onde você trabalhará. Diga que não pode dispor de atenção naquele momento, mas que depois compensará isso.

3) Prepare atividades para a criança

Sabemos que nem todos os pais têm disponibilidade para tal, mas se puder, prepare atividades que mantenham os pequenos entretidos, essa é uma saída inteligente.

O home office com filhos é bastante desafiador, mas se não usar de todas as artimanhas possíveis, você quebrará cada vez mais a cabeça.

Prepare materiais de desenho e deixe a criança se divertir, ou forneça peças de montar, por exemplo. Opções manuais são muito boas, crianças adoram isso.

Converse com o pequeno, troque ideias, quem sabe seu filho não tenha uma boa sugestão do que fazer?

Leia também:
A importância da leitura para crianças e como incentivar esse hábito

4) Esclareça as regras

Para que o pequeno entenda, você precisa deixar as regras sempre muito claras.

Se não o fizer, ele jamais respeitará o que foi pedido.

Explique para ele o motivo pelo qual você está trabalhando em casa, por quanto tempo isso deve permanecer assim e, por fim, quando ele compreender o cenário, dite as regras.

Fale firmemente, sem espaço para brincadeiras, por exemplo:

  • Você não pode assistir TV  em volume alto de manhã.
  • Quanto o telefone tocar, você deve ficar quietinho, tudo bem?
  • Quando a porta estiver fechada, bata antes de entrar.
  • Não grite quando quiser me chamar, fale baixinho e eu vou responder.

#VÍDEOBÔNUS

Essas dicas podem parecer mais difíceis de se aplicar na prática do que realmente são. Tudo depende da repetição e da insistência dos pais.

Crianças só assimilam e fixam informações quando as recebem várias e várias vezes, entenda isso e passe a fazer da forma como será mais fácil de se obter bons resultados.

O cotidiano home office é difícil para você, mas também pode ser para os seus filhos. Entenda a necessidade deles, mas sem se esquecer das suas, é claro.

Aos poucos, a criança internaliza as regras e as informações passadas. Você pode e deve complementar o que já foi dito com o passar do tempo.

Não deixe o home office com filhos te abater, desenvolva uma relação de respeito e confiança com os pequenos. Continue devagar e sempre, aos poucos ele se acostumará.

Boa sorte e bom trabalho!

Camila Romano

Jornalista e mãe de primeira viagem que entre uma fralda e outra compartilha seus aprendizados e experiências para ajudar outras mulheres a superar as inseguranças e desafios da maternidade.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.