Como a Fada do Dente transforma a troca dos dentinhos em magia

31/08/22

 - PARA LEITURA

A fase da troca dos dentes de leite envolve várias lendas e brincadeiras para ajudar a criança nesse processo. Além da popular “Mourão, Mourão, toma esse dente podre e me traz um são”, uma das mais famosas é a Fada do Dente.

Certamente, você já deve ter assistido a vários filmes nos quais, quando a criança perde um dente de leite, os pais dizem para esperar a visita da fada dos dentes. É que o ser mágico busca o dente que caiu e, em troca, entrega doces, brinquedos ou moedas.

De fato, a história é muito fofa, mas não só isso! A tradição pode ajudar a criança a entender o processo da troca de dentição. E encare os dentes molinhos seguidos das janelinhas de uma forma mais natural.  

Afinal, quem é a Fada do Dente e de onde surgiu?

Sem dúvidas, a Fada do Dente é um personagem que atravessou gerações! A questão é que ela pertence a um conjunto de lendas igualmente relacionadas à troca de dentição.

Aliás, são tradições que vêm de séculos e variam conforme as culturas. Em alguns lugares, por exemplo, os dentes que caíram são plantados no solo com o objetivo de estimular o nascimento de dentes saudáveis, além de protegê-los de bruxas. 

Por outro lado, no Tibete, havia rituais para esmagar o dente de leite entre duas pedras e, em seguida, jogar os restos ao vento.

Ok, mas e a  Fada do Dente, vem de onde? Embora suas origens variem de cultura para cultura, acredita-se que a tradição de “trocar” dentes por dinheiro ou guloseimas esteja ligada a uma história chamada La Bonne Petite Souris (O Ratinho).

De acordo com o conto, criado na França do século XVIII, crianças colocavam o dente perdido nos sapatos durante a noite. Na manhã seguinte, ao acordar, viam que, no lugar dele, estava uma moeda. Possivelmente, essa troca havia sido feita pelo ratinho. 

Mas, a Fada do Dente, em si, apareceu pela primeira vez em 1908, em edição impressa do Chicago Tribune. Posteriormente, em uma peça de 1927 para, enfim, atingir sua popularidade na década de 70. 

Primeira vez com a Fada do Dente

Quando acontece a primeira troca de dentes? 

De modo geral, os dentinhos começam a nascer quando a criança tem entre cinco e seis meses. A dentição de leite completa é atingida por volta dos dois anos e a arcada chega a 20 dentes.

O processo de troca começa aos cinco ou seis anos e segue até os 11 ou 12. É aí que a Fada do Dente entra, isto é, para ajudar a compreender a fase de dentes moles e janelinhas.

Como a Fada do Dente pode ajudar na dentição da criança?

Considerando o lado mítico, o propósito da Fada dos Dentes é visitar as crianças enquanto dormem para trocar os dentes de leite por uma recompensa. No entanto, os pais a enxergam como uma grande aliada.

De fato, o uso de personagens, lendas e do próprio lúdico sempre auxiliou na introdução de temas mais difíceis. Basta ver as fábulas e a moral que elas trazem no final da história. 

Nesse sentido, a personagem ajuda a explicar porque os dentes caem e, assim, fazer com que a criança encare esta etapa de forma natural. Mais ainda, até se empolgue com a perspectiva de visita e a perda do dente é compreendida como parte do crescimento.

Não apenas isso, incentiva a adoção de hábitos mais saudáveis de higiene bucal. Afinal, será que a fada visita crianças com dentes sujos?

Como funciona a brincadeira da Fada do Dente?

Para criar uma brincadeira da Fada do Dente bem legal, basta uma dose de criatividade por parte dos pais. Com muita magia e fantasia, há maneiras muito interessantes de dar asas à imaginação dos pequenos. 

A brincadeirinha tradicional diz que a criança esconde o dente sob o travesseiro. Daí, à noite, a fada troca pelo presentinho. Mas, quem disse que precisa ficar só nisso?

1) Bilhetinhos da Fada do Dente

Quem disse que a Fada do Dente não deixa bilhetes?

Pegue papel e canetinhas coloridas, e escreva notinhas para as crianças. 

Nas mensagens, ensine, por exemplo, a escovar os dentes e usar o fio dental. Só não deixe que os pequenos percebam que foi você quem escreveu, hein?    

2) Tenha uma almofada especial para a Fada do Dente  

Arrume uma almofada que tenha espaço para guardar o dentinho de leite que caiu. Assim, você dá uma “mãozinha” à fada que vem procurar por ele. Aliás, existem peças de artesanato que podem fazer esse papel. Por exemplo:

  • Almofadinhas
  • Laços para cabelo
  • Potinhos coloridos 

A criança coloca o dentinho e espera a fada chegar. À noite, enquanto ela dorme, basta trocar pelo presentinho. 

3) Faça um caminho para a Fada

A gente sabe que a fada é mágica, mas não custa nada indicar em qual quarto fica a criança cujo dentinho caiu. Uma dica é criar um caminho usando flores, folhas, peças de Lego ou fios de luz. 

4) Crie um certificado 

Seu filho ou filha passou com honras pela etapa de trocar a dentição?

Que tal dar um certificado de bravura?

Certificado de bravura da Fada do Dente
Créditos: casacomamor.com.br

O que a Fada do Dente pode trazer para as crianças? 

Antes de mais nada, é importante ter em mente a importância da Fada do Dente para a criança. Afinal, ela representa fases do desenvolvimento, uma vez que a troca do dente de leite pelo permanente está ligada ao crescimento.

Sem falar no estímulo à criatividade e no quanto a fada pode ajudar a reduzir a ansiedade. Logo, frisamos ser preciso que pais e mães “entrem na onda” e sejam, também, criativos. Você pode substituir o dinheiro por:

  • Livros
  • Ingressos para museus, planetário e teatro 
  • Um “mini voucher” para o restaurante favorito da criança 
  • Kit de higiene bucal 

As ideias são muitas para tornar a experiência ainda mais especial!  

O que fazer com o dentinho? 

Vender dentes para a Fada do Dente

A criança certamente vai perguntar o que a Fada do Dente faz com o dente que caiu? As ideias são variadas, até contribuir com a ciência. Tem mães e pais que guardam como recordação.

Para isso, é preciso limpar com água oxigenada, principalmente a parte interna. Depois, passar o dente em água corrente e secar com cuidado.   

Doação para pesquisa 

Você sabia que pode doar o dente de leite do seu filho ou filha para pesquisa? Universidades de todo o país desenvolvem estudos importantíssimos. 

Conforme a extração, manipulação e armazenamento, o dente pode ser empregado em pesquisas com células-tronco. Consequentemente, ajuda os cientistas a descobrir meios de aprimorar a área da Odontologia. 

Olha só: 

Dicas de livros e filme sobre a Fada do Dente 

Para pais e mães inserirem a figura da Fada do Dente na vida da criança, vale apostar em livros e filmes que a tenham como personagens. Aliás, exercer a leitura com as crianças é de fundamental importância para o seu desenvolvimento. 

1) Baby Shark e a Fada do Dente  

Outro personagem muito amado pelas crianças, Baby Shark perdeu um dentinho! Muito preocupado, recebe a ajuda da Fada do Dente para passar por essa fase!  

2) Monstrita e a Fada do Dente 

A Monstrita perdeu seu último dente de leite, mas ficou tão ansiosa pela chegada da Fada do Dente que não conseguiu dormir!

Quando ela chegou, encheu-a de perguntas!  

3) O Endereço da Fada do Dente 

Além de hábitos de higiene bucal, a criança aprende sobre consciência social por meio da doação do dentinho. Para isso, a Fada do Dente deu seu endereço e de todas as casas espalhadas pelo Brasil que recebem os dentes de leite.  

4) O Fada do Dente

Quem diria que o enorme Dwayne Johnson, um dia, viraria a Fada do Dente?

Foi a punição que ele recebeu por tentar desacreditar as crianças de seus sonhos! 

Essa importante fase na vida da sua criança, pode ser percorrida de forma mágica e lúdica e a inserção da Fada do Dente na troca da dentição, certamente vai contribuir para isso. A criança aprende sobre hábitos de higiene e até consciência social, mas principalmente vive uma experiência amorosa com sua família. 

O que achou do conteúdo?

Já que estamos falando em Fada do Dente e nas inspirações que ela traz, que tal dar uma olhada em formas de decorar o quarto do seu filho?

São ideias muito originais para deixar o ambiente a carinha dele!

Camila Romano

Jornalista e mãe de primeira viagem que entre uma fralda e outra compartilha seus aprendizados e experiências para ajudar outras mulheres a superar as inseguranças e desafios da maternidade.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.