Muitas mulheres relatam sentir dor de cabeça frequente na gravidez.
Mas será que isso é normal?
Bom, a classe médica alerta que, qualquer sensação diferente deve ser relatada pela gestante ao especialista que a acompanha no pré-natal.
E quando falamos de um incômodo contínuo, não dá para deixar de lado.
Se você, gravidinha, está passando por esse problema, acompanhe esse artigo para entender as possíveis causas dessa dor de cabeça e quais as indicações para o problema!
O que você vai encontrar nesse artigo:
É normal grávida sentir dor de cabeça todos os dias?
Apesar de ser comum mulheres grávidas reclamarem de dor de cabeça, é preciso ressaltar que não é nada normal quando se trata de um sintoma frequente.
De acordo com especialistas, as cefaleias costumam aparecer no primeiro trimestre de gestação e estão relacionadas, geralmente, com a grande carga de hormônios liberada pelo organismo.
Passados os três primeiros meses, as dores de cabeça tendem a cessar. Mas isso não é regra. Há quem relate ter esse incômodo no meio ou até mesmo na proximidade do parto.
Lembre-se que cada mulher é única e apresenta condições diferentes do decorrer de toda a gestação.
De todo o modo, quando se trata de uma dor de cabeça frequente na gravidez, a atenção deve-se redobrar.
Caso você esteja passando por isso, agende uma consulta com seu médico para contar o que está acontecendo e entender as possíveis causas.
Tipos de dores de cabeça na gestação
São tantas mudanças que acontecem no corpo que se prepara para gestar um bebê, que é super comum que as futuras mamães se sintam confusas sobre o que é ou preocupante de fato.
No caso da dor de cabeça frequente na gravidez, uma boa dica para ter ciência do que está havendo é perceber que tipo de dor é essa.
Podemos citar duas dores de cabeça bem típicas da gestação.
Tensional
A dor de cabeça tensional, também conhecida como cefaleia de tensão, atinge principalmente as mulheres. Portanto, as gestantes não estão livres.
Onde dói?
Nos dois lados da cabeça. E habitualmente vai piorando ao longo do dia.
Suas causas são variadas, mas todas se caracterizam por situações externas, que poderiam ser evitadas com certos cuidados. Por exemplo:
- Postura inadequada
- Noites mal dormidas
- Muito tempo sem comer
- Falta de água
- Estresse
- Ansiedade
E quem está grávida ou já passou por uma gravidez sabe que todos esses fatores podem ser bem comuns nessa fase.
Começando pela postura. Como que você, com seu barrigão lindo, vai manter a postura certinha durante o dia todo? A sobrecarga sobre toda a coluna não permite, então a dor de cabeça tensional pode aparecer, sem dúvida.
Estresse e ansiedade também costumam acometer as gestantes. O simples fato de estar gerando uma vida já gera um mix de sensações inexplicáveis.
Soma-se a isso o acúmulo de hormônios, cansaço extremo, desentendimentos na família, compromissos de trabalho, boletos chegando… inevitável não passar por isso.
Veja se está acontecendo algo do tipo com você antes de pensar que é algo mais grave. De modo geral, essa dor melhora quando a gestante muda os hábitos citados.
Dores tensionais não se relacionam com outros problemas de saúde, como uma diabetes gestacional, por exemplo. Contudo vale a pena relatar ao seu médico na próxima consulta pré-natal se for uma dor de cabeça frequente na gravidez.
Enxaqueca
Outro tipo de cefaleia que merece a atenção da grávida é a enxaqueca. Ainda mais intensa do que a dor de cabeça tensional, em alguns casos pode vir acompanhada de outros sintomas, como vômito e supersensibilidade à luz.
Sabe aquela dor de cabeça frequente na gravidez que dói um lado só da cabeça e que parece piorar quando se está em ambiente iluminado ou em frente às telas? Trata-se de uma provável enxaqueca.
E diferentemente da cefaléia de tensão, a enxaqueca requer cautela no diagnóstico. Isso porque ela pode representar outros problemas, como pré-eclâmpsia, complicação relacionada ao aumento da pressão da mulher.
Lembrando que a incidência de pré-eclâmpsia é maior após a vigésima semana de gestação.
Caso você esteja com uma dor em um dos lados da cabeça e que passa quando você repousa no escuro, mas volta logo após e perdura por dias, procure seu médico.
É primordial monitorar a pressão durante o pré-natal e, se possível, fazer a aferição em casa, principalmente se existe uma predisposição.
▶ Leia também: O que é o reflexo de GAG, quando se preocupar e como auxiliar o bebê nesse momento
O que pode causar a dor de cabeça frequente na gravidez
Logo após saber que não é normal sentir dor de cabeça frequente na gravidez, é bacana que você conheça alguns dos motivos para que isso esteja ocorrendo.
Mesmo que seja essencial você investigar isso a fundo em consulta médica, vamos explicar as principais causas de uma cefaléia intermitente, algo que chateia muitas mulheres.
Em tópicos anteriores já ressaltamos alguns motivos externos, como a fome, sede, estresse, sono e problemas posturais. Nesses casos, as gestantes que melhoram os hábitos costumam logo perceber a dor passando gradativamente.
Há algumas perguntas que você pode se fazer sobre a dor de cabeça frequente na gravidez:
- Tem ficado muito tempo sem comer?
- Tem dormido mal por várias noites?
- Está bebendo pelo menos dois litros de água diariamente?
- Tem passado por situações de estresse?
- Está com problemas familiares ou no trabalho?
- Sua postura ao sentar ou deitar está correta?
- Tem praticado atividades físicas conforme seu médico indicou?
- Há pessoas com quem possa conversar e desabafar?
São oito pontos importantes para se avaliar.
Veja se um ou mais se fazem presentes em sua rotina e tente eliminá-los.
Do mesmo modo, não deixe de relatar as dores ao seu médico, pois ele pode avaliar com mais precisão e indicar um tratamento.
O que tomar para dor de cabeça na gravidez?
Boa parte dos medicamentos voltados para tratar cefaleias - aqueles que podemos comprar nas farmácias sem receita - não são recomendados para as mulheres grávidas.
A automedicação na gestação pode incorrer em problemas sérios e a classe médica está de acordo que a ingestão de fármacos deve ser evitada nessa fase.
O ideal, desse modo, é que você primeiramente procure o especialista que faz seu acompanhamento pré-natal.
Além do diagnóstico que ele fizer, você já pode dar um jeitinho em seus hábitos diários.
Algumas dicas do que fazer todos os dias para evitar a dor de cabeça frequente na gravidez:
- Exercite-se - uma caminhada de 30 minutos basta
- Beba pelo menos dois litros de água
- Mantenha uma alimentação saudável
- Resolva problemas com a família
- Durma em uma cama confortável
- Não faça uso de eletrônicos antes de dormir
- Tome sol antes das 10h ou depois das 16h
- Faça uso das vitaminas indicadas pelo seu médico
- Tenha momentos de lazer em casa e ao ar livre
E então, você tem feito tudo isso e mesmo assim apresenta dor de cabeça frequente na gravidez?
Não deixe de procurar seu médico para contar como se sente.
Espero que tenha gostado do artigo! Me conta o que achou e compartilhe com quem precisa saber disso.
Até a próxima!