Existem tantas opções de cores para quarto de menino que a cabeça da mãe chega a “entrar em parafuso”.
Já foi-se o tempo em que a paleta desse ambiente se resumia em azul ou verde.
O amarelo, cinza e bege também passou a ser bastante aplicado. E nos últimos anos, surgiram tendências bem diferentes, como os quartos multicoloridos e os montados em preto e branco.
Ou seja, estamos em um momento que encontramos ideias para todos os gostos.
Mas quais cores para quarto de menino são mais indicadas?
Qual a importância de dedicar um tempinho nessa parte da decoração?
Fica comigo nesse artigo, pois vou explicar tudo o que você precisa para deixar o quartinho do seu filho incrível.
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que saber sobre a decoração para quarto de menino
Muitas mamães querem deixar o quarto do bebê pronto para a chegada dele. Móveis, itens que serão úteis e decoração entram nesses preparativos.
Logo que o baby nasce, o tema decorativo e nem mesmo as cores do quarto vão fazer diferença na vidinha dele.
Isso porque os bebês só começam a enxergar cores com mais nitidez e linhas definidas depois do terceiro mês. Antes disso, eles só veem borrões e tons opacos
Quando acaba o primeiro trimestre, portanto, os pequenos passam a perceber o mundo à sua volta. É aí que a decoração do quartinho começa a fazer sentido.
Lembrando que a decoração com cores para quarto de menino pode ser reformulada ao longo dos anos. Afinal, conforme seu filho cresce, as demandas por estímulos mudam também.
Além disso, ele passará a mostrar preferências e dar sinais de sua personalidade. Isso tudo pode influenciar na hora de escolher os tons e a decoração para meninos maiores.
Importância das cores para quarto de menino
Apesar de muitas famílias não saberem, as cores para quarto de menino - e de menina também, diga-se de passagem - podem ajudar no desenvolvimento infantil.
O que comprova isso é a infinidade de estudos sobre a psicologia das cores.
Você já ouviu falar?
Essa área relaciona as cores com os sentimentos e as sensações. Isto é, cada tonalidade tem potencial de impactar as pessoas de alguma maneira, de acordo com a característica da cor.
Nesse sentido, escolher cores para quarto de menino que vão além da tendência da moda ou do que a sociedade acha certo pode ser bastante benéfico para o pequeno.
Para se ter uma ideia, existem cores para provocar os mais variados efeitos. Por exemplo:
- Criatividade
- Inteligência
- Pensamento crítico
- Calma
- Paz
- Equilíbrio
- Ternura
- Afetividade
- Entusiasmo
- Alegria
Portanto, dependendo do que você deseja para o ambiente no qual seu filho irá dormir, brincar e ficar por boa parte do tempo, haverá uma cor para ajudar nesse objetivo.
Cores para quarto de menino mais indicadas
Agora que você já percebeu como as cores para quarto de menino podem fazer a diferença no desenvolvimento de seu filhote, o que acha de ficar por dentro de algumas ideias de decoração?
Selecionamos as cores mais recomendadas para compor quartinhos de meninos, dos bebês aos já grandinhos, e os seus significados.
Dê uma olhadinha para se inspirar!
Branco: calma, paz, pureza e organização
Entre as cores para quarto de menino mais convencionais está o branco.
Até pouco tempo atrás, o branco sempre aparecia nos projetos de quartos infantis mesclados com outras cores mais vibrantes.
Com a tendência minimalista em alta, o branco total ganhou força, principalmente quando a meta é proporcionar mais serenidade, calma e sentido de organização ao espaço.
Além disso, o branco é a melhor pedida para os quartos pequenos, de acordo com os arquitetos, uma vez que consegue ampliar visualmente os ambientes.
Branco combina com?
Tudo! Sim, outra vantagem de usar o branco na decoração é que ele cai bem com todas as outras cores, sempre garantindo mais amplitude, iluminação e harmonia ao local.
Azul: conforto, confiança, espiritualidade e produtividade
O azul é uma cor muito presente nos quartos dos meninos. Mas o que muita mãe não sabe é que a tonalidade do azul importa muito na hora de decorar.
Tons de azul claro costumam trazer conforto e espiritualidade.
Conforme forem ficando mais escuros, como o tifanny, royal e marinho, podem influenciar na autoconfiança do pequeno, assim como na produtividade.
Uma dica é mesclar o azul com branco ou outra cor clara, principalmente se for um tom escuro, como o marinho.
Azul combina com?
Cores quentes como laranja, rosa, vermelho, amarelo, assim como branco, cinza, bege e alguns tons de verde.
Verde: equilíbrio, concentração, frescor e esperança
Mamães que desejam estimular o poder de concentração e também promover equilíbrio emocional para a vida de seu filho devem apostar na cor verde para o quartinho.
Também é uma das cores para quarto de menino mais visadas e, geralmente, quem a escolhe faz a ligação com temas que tenham animais e natureza. O que faz sentido, já que alguns tons de verde são bem tropicais e trazem frescor.
Mas fora isso, o verde, segundo especialistas, pode ser uma boa ideia para encorajar o aprendizado e a atenção dos pequenos com brincadeiras e leituras.
Verde combina com?
Amarelo, bege, branco, além de tons de azul, rosa e roxo.
Amarelo: entusiasmo e energia
O amarelo é uma boa escolha para decorar quartos de meninos. Ele promove alegria ao espaço, podendo incentivar bebês e crianças a curtirem o espaço com mais motivação.
Contudo, é importante não exagerar na aplicação do amarelo para não superestimular e cansar o pequeno. Misture-o com outra cor mais branda, como o branco, por exemplo.
Amarelo combina com?
Sem dúvida com marrom e outros tons terrosos, laranja, roxo, e também algumas tonalidades de verde. Com branco o quarto fica aconchegante e com preto cheio de personalidade.
Laranja: vitalidade, força e determinação
Ao mesmo tempo que proporciona aconchego, pois está no meio termo das cores quentes, é uma cor que evoca determinação e leva vida ao ambiente.
Dessa forma, se você acha que a decoração do quarto de seu filho está caidinha, experimente colocar pontos alaranjados. Vai dar outra cara!
Laranja combina com?
Principalmente outras tonalidades vibrantes, como vinho, vermelho, roxo, verde bandeira e azul royal ou marinho. Caso queira algo mais brando, escolha o branco que é um coringa.
Bege: conforto e aconchego
Tem significado semelhante ao branco, por ser uma cor clara. Ou seja, transmite calma e tranquilidade.
No entanto, quando se aproxima de um tom terroso, pode passar ainda a sensação de conforto e aconchego, funcionando como um “abraço” para o garotinho que dormirá no quarto decorado com bege.
Bege combina com?
Cinza, branco, vermelho e vinho, além de tonalidades de azul escuro, como marinho ou petróleo, verdes fortes e tons terrosos.
E então, qual dessas cores para quarto de menino você mais gosta? Já escolheu alguma para o seu projeto?
Conte para a gente e compartilhe com aquela mamãe que precisa saber disso!