Da tempestade ao dia ensolarado: entenda o que é um bebê arco-íris

15/08/22

 - PARA LEITURA

O termo "bebê arco-íris" tem sido usado para descrever, por assim dizer, o milagre que acontece na vida de algumas mulheres.

As mulheres de que estamos falando são mamães que enfrentaram dificuldades para engravidar, experimentando até abortos expontâneos e a morte prematura de seus filhos.

Porém, nenhuma tempestade é eterna, e, depois de todas elas, o arco-íris sempre nasce. Assim, mesmo depois de várias tentativas falhas, ainda há esperança de ser mãe.

Continue lendo!

O que significa chamar uma criança de bebê arco-íris?

Os bebês arco-íris são crianças que nasceram após várias tentativas de gravidez que não obtiveram sucesso.

Dessa forma, o termo "arco-íris" se refere à esperança e ao dia de sol que surge após uma tempestade.

A "tempestade", por sua vez, representa o tempo de tristeza e desolação de uma mãe que já perdeu filhos durante a gestação e até mesmo após o nascimento.

Essa situação é surpreendentemente comum, segundo uma pesquisa feita pela revista científica The Lancet. O levantamento aponta, que, todos os anos, cerca de 23 milhões de gestações terminam em abortos espontâneos no mundo.

Isso representa cerca de 15% de todas as gestações ocorridas no período de 12 meses, o que torna o dado ainda mais alarmante.

Por esse motivo, é correto afirmar que várias mulheres anseiam pela chegada do seu bebê arco-íris.

Quem criou o termo "bebê arco-íris"?

É impreciso afirmar quem usou o termo "bebê arco-íris" pela primeira vez na história.

Sabe-se, porém, que o conceito já é bastante antigo e tem uma forte simbologia, representando uma imensa vitória na vida de casais em todo o mundo.

Mas, para contextualizar melhor o termo, podemos remeter à bíblia, onde o arco-íris foi "inventado", por assim dizer, e onde existem relatos de várias mães que lutaram para dar à luz ao primeiro filho.

O arco-íris e o milagre da maternidade na bíblia

Em primeiro lugar, vale destacar que o primeiro arco-íris foi citado na bíblia, no capítulo 9 do livro do Gênesis.

Nessa passagem, Deus fala diretamente com o patriarca Noé logo após o fim do dilúvio e informa que o arco-íris, que ele via nos céus, representava uma aliança Dele mesmo para com os seres humanos.

Essa aliança sacramentou que nunca mais a terra seria assolada por um dilúvio novamente. Ou seja, o arco-íris representa o fim da tormenta e o início de um novo tempo.

As mães de bebês arco-íris na bíblia 

Mães de bebês arco-íris

O conceito de bebê arco-íris também é abordado na bíblia, assim como o fenômeno meteorológico em si.

Uma das mais célebres histórias citadas no texto sagrado dos cristãos está no livro de 1º Samuel, a partir do capítulo um.

A passagem conta a história de Ana e do seu esposo Elcana, que passaram vários anos tentando engravidar. Ana então clama a Deus para que seja agraciada com um filho.

A sofrida mulher é então respondida e engravida de uma criança. Essa criança é o profeta e juiz Samuel, que comandou Israel por várias décadas e precedeu a chegada do primeiro rei israelita, Saul.

Outra história ainda mais impactante de uma mãe de um bebê arco-íris é a de Sara, a matriarca do povo hebreu, esposa de Abraão.

A partir do capítulo 20 do livro do Gênesis, o texto conta que Sara era estéril, tendo tentado engravidar por diversas vezes até que finalmente consegue dar a luz a Isaque, o seu primeiro e único filho.

Isaque deu prosseguimento à linhagem de Abraão, seu pai, fundando assim a nação de Israel propriamente dita.

Além de Ana e Sara, a bíblia ainda conta histórias de vários outros bebês arco-íris, que servem como fonte de inspiração para mulheres que estão nesse processo.

Como dar suporte à família de uma dessas crianças?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a família que finalmente recebe o seu bebê arco-íris precisa ser acompanhada.

O suporte deve levar em consideração a recuperação psicológica dos pais, e, em alguns casos, ajuda financeira para o mantimento do bebê.

A microfisioterapia, por exemplo, é uma boa opção de prática que pode ajudar na recuperação dessas pessoas.

Toda essa rede de atenção pode ser operada pela Assistência Social de municípios e estados, além da União.

Como apoiar a mãe de um bebê arco-íris?

Apoiar mães de bebês arco-íris

Depois da sonhada chegada do seu bebê arco-íris, a mulher precisa de todo apoio que puder receber, tanto no que diz respeito à sua saúde física, quanto mental.

Esse apoio deve vir principalmente da família da mulher, em especial do seu cônjuge, no caso de ela estar em um relacionamento.

De toda forma, novamente as atenções e cobranças devem ser voltadas ao poder público.

Isso porque não é incomum que algumas mulheres desenvolvam quadros de depressão pós-parto e/ou sequelas físicas depois de várias tentativas de gravidez infrutíferas.

Por esses motivos, uma política pública de suporte a essas mulheres é necessária. Tal iniciativa pode ser capitaneada por órgãos como o Ministério da Saúde, por exemplo.

Suportar a tempestade é a única forma de ver o arco-íris nascendo

Para finalizar, queremos falar com você, que aguarda ansiosamente pelo seu bebê arco-íris.

Antes de tudo, é preciso dizer que não há como verdadeiramente sentir a dor de uma mãe que já perdeu filhos no passado. Porém, podemos e queremos encorajar você a continuar lutando.

Busque acompanhamento especializado, conte com o suporte das pessoas que te amam e não desista.

Essa tempestade vai passar!

Camila Romano

Jornalista e mãe de primeira viagem que entre uma fralda e outra compartilha seus aprendizados e experiências para ajudar outras mulheres a superar as inseguranças e desafios da maternidade.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.