Conheça (e se divirta) com 14 atividades para crianças de 2 anos

01/05/23

 - PARA LEITURA

Quem tem criança em casa sabe que mantê-las entretidas é uma tarefa que pode ser desafiadora.

Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível encontrar atividades que não só divirtam, mas estimulem o desenvolvimento das crianças.

Pensando nisso, selecionamos 14 atividades para crianças de 2 anos que vão garantir momentos de diversão e aprendizado.

Vamos conferir?

Atividades ao ar livre para crianças de 2 anos

Caça ao tesouro na natureza

Para essa atividade, você só vai precisar de algumas folhas, pedrinhas, gravetos e outros objetos que podem ser encontrados na natureza.

Esconda os objetos pelo quintal ou parque e desafie a criança a encontrá-los seguindo as pistas que você vai dando. Além de trabalhar a curiosidade e a habilidade de observação, essa brincadeira ajuda a criança a se conectar com a natureza.

Enquanto a criança procura pelos objetos, aproveite para falar sobre as diferentes plantas e animais que podem ser encontrados na natureza. Explique como é importante cuidar do meio ambiente e como pequenas ações, como não jogar lixo no chão, podem fazer uma grande diferença.

Pintura com água

Essa atividade é perfeita para dias quentes.

Forre o chão ou uma mesa com papel e entregue para a criança um pincel e um balde de água. Deixe-a livre para pintar onde quiser, brincando com as formas que a água vai tomando.

Enquanto a criança pinta, aproveite para falar sobre as diferentes cores que a água pode ter dependendo da luz do sol.

Explique como a água é importante para a vida e como devemos economizá-la.

Bolhas de sabão gigantes

Só de ouvir a palavra bolha de sabão já dá para imaginar a alegria das crianças, não é mesmo?

Para dar um toque a mais de diversão, faça bolhas gigantes usando uma mistura de água, detergente e açúcar. Dá até para comprar um brinquedo próprio para isso em lojas de brinquedos.

Enquanto a criança brinca com as bolhas, aproveite para falar sobre como elas são formadas e como é importante cuidar das nossas mãos para que as bolhas não estourem tão rápido.

Explique também como o ar pode ser usado para fazer bolhas e como é importante cuidar do meio ambiente para que o ar seja sempre limpo.

Atividades sensoriais para crianças de 2 anos

Massinha caseira

Misture farinha, sal, água e óleo até obter uma massa homogênea.

Deixe a criança livre para criar as formas que quiser. Essa brincadeira não só estimula a criatividade como também trabalha a coordenação motora fina.

A massinha caseira é uma atividade sensorial muito divertida para as crianças de 2 anos. Ela permite que a criança explore diferentes texturas e trabalhe a coordenação motora fina, além de estimular a criatividade e a imaginação.

Exploração de texturas

Encha uma caixa com objetos de diferentes texturas, como uma esponja, um pedaço de veludo e uma lixa. Deixe a criança explorar as texturas e experimentar como cada uma delas é diferente.

A exploração de texturas é uma atividade sensorial muito importante para as crianças de 2 anos. Ela ajuda a desenvolver a percepção tátil e a compreensão das diferenças entre as texturas.

Brincadeiras com gelo

Para essa atividade, basta congelar alguns objetos em cubos de gelo e deixar a criança brincar com eles. Além de trabalhar a destreza manual, essa brincadeira ajuda a criança a entender as propriedades físicas do gelo.

As brincadeiras com gelo são uma ótima maneira de estimular a curiosidade das crianças de 2 anos. Elas permitem que a criança experimente diferentes sensações e aprenda sobre as propriedades físicas do gelo.

Atividades de movimento para crianças de 2 anos

As crianças de 2 anos são cheias de energia e precisam de atividades que as ajudem a gastá-la.

Além disso, é importante que elas se movimentem para desenvolver a coordenação motora grossa e fina. Aqui estão mais algumas atividades que você pode fazer com a criança:

Dança das cores

Escolha algumas cores e peça para a criança dançar de acordo com a cor que você disser.

Por exemplo, se você disser “azul”, a criança deve dançar como se fosse um peixe. Além de trabalhar o movimento, essa atividade ajuda a criança a aprender sobre cores.

Para deixar a atividade mais divertida, você pode colocar músicas diferentes para cada cor. Por exemplo, se a cor for verde, coloque uma música que fale sobre natureza ou animais verdes.

Leia também: Cores para quarto de menino: como escolher de acordo com o significado

Circuito de obstáculos

Crie um circuito de obstáculos usando almofadas, móveis e outros objetos que você tiver em casa. Peça para a criança seguir o circuito e ver quanto tempo ela consegue completá-lo. Essa atividade trabalha a coordenação motora grossa.

Você pode colocar desafios diferentes em cada obstáculo. Por exemplo, em uma almofada, a criança precisa pular três vezes antes de seguir para o próximo obstáculo.

Imitação de animais

Pergunte para a criança que som é aquele que o cachorro faz, ou que som é aquele que o gato faz. Peça para ela imitar os sons dos animais e ajude-a a se movimentar como eles. Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora.

Você pode fazer um jogo de adivinhação, onde a criança precisa adivinhar qual animal você está imitando. Ou então, pode pedir para a criança escolher um animal e imitá-lo enquanto você tenta adivinhar qual é.

Brincadeiras com bolas

As bolas são ótimas para trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio. Você pode fazer diversas brincadeiras com a criança, como jogar a bola para cima e tentar pegá-la, rolar a bola para a criança e pedir para ela devolver, ou ainda, jogar a bola em um cesto ou balde.

Se você tiver mais de uma bola, pode fazer um jogo de pegar as bolas. Cada vez que a criança pegar uma bola, ela ganha um ponto. No final, vocês podem contar os pontos e ver quem ganhou.

Corrida de obstáculos

Essa atividade é parecida com o circuito de obstáculos, mas em vez de seguir um caminho, a criança precisa correr de um ponto ao outro. Você pode colocar obstáculos no caminho, como almofadas, caixas ou cones. A criança precisa pular, desviar ou contornar esses obstáculos para chegar ao final.

Para deixar a atividade mais desafiadora, você pode cronometrar o tempo da criança e pedir para ela tentar bater o próprio recorde.

Com essas atividades, você pode ajudar a criança a gastar energia, desenvolver a coordenação motora e se divertir ao mesmo tempo. Lembre-se de sempre incentivar a criança e elogiá-la pelo esforço.

Atividades de aprendizado para crianças de 2 anos

Contando objetos

Entregue para a criança alguns objetos, como blocos ou frutas, e peça para ela contá-los. Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a habilidade de contar e a compreender os números.

Além disso, contar objetos pode ser uma atividade divertida e interessante para a criança, que pode aprender a associar os números com os objetos do seu cotidiano. Por exemplo, ela pode contar quantas maçãs há na fruteira ou quantos brinquedos estão espalhados pela sala.

Encaixe de formas

Compre um brinquedo com formas geométricas e ajude a criança a encaixar cada forma no lugar certo. Essa atividade ajuda a trabalhar a coordenação motora fina e a compreensão de formas e tamanhos.

Além de ajudar a desenvolver habilidades motoras e cognitivas, o encaixe de formas pode ser uma atividade divertida e desafiadora para crianças de 2 anos. Ela pode tentar encaixar as formas mais rapidamente ou tentar encaixar as formas em posições diferentes.

Empilhando blocos

Torre de blocos é uma excelente atividade para crianças de 2 anos

Entregue para a criança alguns blocos e ajude-a a empilhá-los. Essa atividade ajuda a trabalhar a coordenação motora fina e a compreensão de tamanhos e pesos.

Além de empilhar os blocos, a criança pode tentar construir diferentes estruturas com eles, como torres ou paredes. Essa atividade pode ajudar a desenvolver a criatividade e a imaginação da criança, além de trabalhar a coordenação motora fina.

Com essas 14 atividades para crianças de 2 anos, você nunca mais vai ficar sem ideias para divertir seus filhos.

Lembre-se que o mais importante é oferecer momentos de brincadeira e aprendizado em família, aproveitando cada fase do desenvolvimento da criança.

Leia também: Leve e amorosa, assim é a disciplina positiva para educar os filhos

Camila Romano

Jornalista e mãe de primeira viagem que entre uma fralda e outra compartilha seus aprendizados e experiências para ajudar outras mulheres a superar as inseguranças e desafios da maternidade.

Esse conteúdo te ajudou?

Divida suas experiências com a gente também e compartilhe esse conteúdo com sua rede.